terça-feira, 18 de outubro de 2011

Reiki



Reiki, significa “Energia Universal”. Desconhece-se quando começou a ser usado como método curativo. É defendido que já era usado por civilizações como a Lemuria e Atlântida.
Mikao Usui nasceu a 15 de Agosto de 1862, no sul do Japão. Ao longo da sua vida foi lhe conferido o titulo de médico alopático pelo seu empenho na cura. Os seus estudos variaram desde mosteiros, bibliotecas nos Estados Unidos, China, Índia e Tibete.
Nos finais do sec. IX, Usui estudava num mosteiro budista onde encontrou textos em sânscrito que revelavam parte do método. Nestes faltava a informação de como se ativava a energia. Praticou um período de jejum e meditação durante 21 dias no monte Koriyama, no Japão, com o intuito de ter a certeza que a fórmula que ele tinha encontrado nos estudos dos Sutras, era a verdadeira. No ultimo dia da meditação, viu uma luz vinda na sua direcção que entrou no seu terceiro olho, fazendo com que perdesse a consciência. Viu "milhões e milhões de bolhas de arco-íris"e os símbolos de Reiki como numa tela ao mesmo tempo que tinha informação acerca deles. 
Deixou o monte e ao descer, aconteceu o que é conhecido como os quatro milagres. Primeiro feriu-se num de do pé e instintivamente segurou-o nas mãos. Sentiu que estas ficaram quentes e o dedo foi curado. Segundo, chegou a uma casa que servia peregrinos e pedindo uma refeição completa que correu como se ele se alimentasse normalmente e não estando em jejum. Terceiro, a senhora que o serviu sofria de dor de dentes. Ele colocou a mão na face dela e ela ficou curada. Por último, aquando da sua chegada ao mosteiro soube que o director estava acamado devido à artrite e também o curou. Levou o método às favelas de Kyoto e mais tarde por todo o Japão. Veio a falecer em 1930 e formou cerca de dezoito Mestres de Reiki.
Formou um dos seus maiores amigos, o oficial da marinha Chijiro Hayashi que dirigiu uma clinica em Tóquio. Foi nessa clinica que Hawayo Takata, que padecia de cancro, foi curada. Mais tarde, ela convenceu Hayashi a tomá-la como aluna. Passado um ano regressou à sua terra natal, o Havai, onde se tornou grande mestre. Até à sua morte em 1980 iniciou 22 mestres nos Estados Unidos e no Canadá. Segui-lhe a sua neta, Phyllis Lei Furumoto que é a Grande Mestre de Reiki de Usui.
O método é dividido em três graus, o Reiki I, II e o último grau Mestre, o III. A primeira iniciação está mais ligada ao corpo físico, à auto-cura ou cura directa. O Reiki II aumenta o potencial da energia indo trabalhar em profundidade o emocional, o mental e o karma (ou seja o que cada um pode ter ou trazer do que fez a outrem, tanto em vidas passadas, como nesta vida. Pode ser positivo ou menos positivo.)
O Reiki III é o de instrutor, é de alguém que domina bem esta energia e que tem consciência do ser espiritual que é. Este nível é de uma grande responsabilidade porque quanto mais sabemos mais obrigação temos de o colocar em prática em Amor.
Muitas vezes há questões sobre os valores e o porquê de não ser gratuito. Na minha simples opinião e experiência pessoal é que cada um escolhe o seu Mestre e por ele tem certa afinidade e respeito. Tudo é energia ligada a uma vibração e se escolhemos este ou aquele apenas pela parte monetária, estamos a perder parte da viagem também. No entanto, o valor monetário que cada um acha justo e necessário para cobrir as suas despesas e tudo o mais, é da responsabilidade e do coração de cada Mestre. Mas seria bom ter em atenção que o dinheiro é energia a circular e em tudo é bom haver esta troca e fluidez de forma natural e amorosa. O dinheiro nem é bom, nem é menos bom. Tudo depende como o vemos ou como o sentimos.
Eu sou grata à abundância que vem à minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário