segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Yantras



Yantra significa literalmente dispositivo e morada. A sua origem remonta às antigas escrituras hindus - Vedas e Upanishads. Nestas escrituras são descritos rituais para energizar os Yantras. Depois destes rituais, cada talismã Yantra é fonte de energia positiva influenciando o ambiente em que se encontra. É então considerada a morada dos deuses.
Há varios tipos de Yantras. Os que representam os elementos, os que contrariam os efeitos negativos dos Planetas e os que são divididos pelas suas funções, como por exemplo, atrair abundância, saúde...
Os Yantras são formados por um ponto (bindu) que representa o centro, o infinito e vai crescendo gradualmente até ficar completo. As formas predominantes são o ponto, linha, triângulo, quadrado, circulo e o símbolo da flor de lotus. Estas formas criam um ritmo à medida que são desenhadas, culminando numa imagem energética sagrada que representa um som ou mantra.
Os Yantras que representam os elementos têm formas distintas. Os que representam a Terra são retangulares, os que representam  a Água são redondos, os do Fogo são triangulares. Podem ainda ser representados com cinco ou mais lados.
O simples ato de pintar um Yantra ou mesmo meditar nele, equilibra a mente, promove a concentração e a paz interior.
É útil criar o seu próprio Yantra e colocá-lo num local especial de sua casa.
Se tem crianças aproveite e crie com elas, explorando as cores e as linhas ou mesmo só as tintas :)


  




Sem comentários:

Enviar um comentário