quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Fazer nenhum






Há uma certa conotação negativa social, no facto de não fazer nada. Habituei-me a constantes respostas, desse nada, trocado por reuniões. E há reuniões para tudo, como se pode imaginar. No fundo, desculpas, momentos que se escondem no tempo, uns para prazeres, outros para dissabores....
Pergunto-me vezes sem conta, se "reunião" é desculpa para tudo, ou mesmo com um fundo de verdade, porque engloba mais do que uma pessoa, juntas, num contexto e conteúdo, de certo modo interessante, quanto mais não seja, para um dos intervenientes. 
Estava eu a dizer, que prefiro não fazer nada e dizê-lo abertamente, a ter a necessidade de colocar uma ocupação infundada e inverídica.... Sou dona de mim e todo o socialmente correcto, nem sempre me move, para ser incorrecta comigo. 
Grandes pensadores, gênios, retiravam parte do seu tempo para dormitar, contemplar ou estar junto à natureza, porque no relaxamento a mente deixa de controlar e permite-nos aceder a outras partes nossas, mas escondidas pela necessidade de estarmos em alerta constante, seja de tarefas presentes e ou futuras. Grande exemplo histórico, é a famosa palavra grega "Eureka" que significa "Encontrei" atribuída a Arquimedes ao entrar numa banheira com água. Saindo nu e correndo eufórico porque achou a forma de medir o volume de uma coroa, sem a derreter, no sentido de perceber se era de ouro puro ou teria mais alguma matéria acoplada. 
O banho é uma forma de relaxamento mental e físico.
Um outro exemplo, nas palavras de Philipp Frank, um colega científico de Einstein, resume o gênio: "Desde o princípio, separava-se das crianças da sua idade e entregava-se aos seus sonhos e reflexões. " Ele gostava de se isolar nos seu pensamentos de realidades diferentes daquela que vemos.

Neste momento, deitada no sofá e com um sentimento de profunda paz, aprecio apenas e só, o não fazer nada, o Ser. Consciente de mim, do meu corpo, do mundo profissional, emocional, respiro com tranquilidade a serenidade de existir. Simplesmente isso - existir!! E enquanto respiro este estado, crio as minhas realidades neste plano. 
Dificilmente acredito que apenas estamos aqui e muito menos que somos um corpo. A minha realidade é abrangente demais para restringir a tal e enquanto beneficio de tal, apraz-me dizer, que sabe maravilhosamente bem sentir a serenidade que me invade.
Não sei se te lembras das vezes que a sentiste. Nem tão pouco se usufruíste da totalidade dessa Paz. Ou até mesmo se te perguntaste até onde te levaria. 
Mas sei que é um estado disponível a todos os que se permitam sentir, sem nada fazer. 
Experimenta, nem que seja um pequeno momento.  


Sem comentários:

Enviar um comentário