segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Yoga e quem sou eu?




Quando nos unimos profundamente com yoga e vamos para além das posturas, meditação ou mantras, sentimos necessidade de conhecer, não apenas quem somos, mas também tudo o que nos envolve, toca, mexe e transcende o nosso ser. 
Um dos princípios que rege esta filosofia de vida, é Satya, palavra sânscrita, que quer dizer, "verdade" ou "correcto".
Muitas vezes questiono o que é verdade, perante circunstâncias mais desafiadoras, em que a linha é demasiado ténue, para ser algo universal. A minha verdade é apenas um ponto de vista, ditado por factores interiores, circunstancionais, sociais, educacionais, personalidade...... Já para não falar de ego e da envolvencia emocional que posso ter perante a situação. 
O ser espectadora de mim mesma, para tomar a imparcialidade do evento, tem sido um grande processo na minha evolução. Porque a minha verdade, pode nem sempre ser tão inócua, quanto seria de esperar. E a mesma veracidade pode ser inverdade para outrem. 
Vivemos numa sociedade de jogos de faz de conta e esconde-esconde. Faz-se de conta que se é feliz sendo autónomo ou autómato..... Esconde-se a realidade de viver de uns, em detrimento de outros, hipnotizados, acreditando que não têm poder de escolha, pela opção do medo versus segurança. 
Onde está a verdade???
Na escolha de questionar, procurar, lutar, sentir e unir-se aqueles que fazem parte desse mesmo axioma. 
No fundo, o que ressoa comigo, é a minha verdade. E sempre que estou presente a mim mesma, no sentir, sei, com todo o meu ser, para onde ir ou ficar.
A verdade é ser verdadeira comigo mesma, e em primeiro lugar. E a tua?

Sem comentários:

Enviar um comentário